A sigla SEO vem do idioma inglês e significa “Search Engine Optimization”, que pode ser traduzido como Otimização para Motores de Buscas.
Motor de busca pode ser explicado como qualquer ferramenta online que faça buscas de um determinado conteúdo na internet em diversas páginas com conteúdos próximos para que quem esteja pesquisando encontre o que procura da melhor forma possível.
O motor de busca mais conhecido da Internet é o do Google, porém existem centenas de motores de buscas diferentes e cada um possui suas próprias particularidades.
Como então podemos definir SEO?
É a soma de todos os trabalhos necessários para que os motores de buscas, diretórios e outros websites encontrem o seu site de forma que ele seja encontrado por quem você deseja.
Basicamente, é a ação de otimizar ou melhor seus sites ou blog para que apareçam nas posições mais altas nos resultados de buscas de forma que venham te trazer um resultado esperado. Um exemplo é sua página aparecer em primeiro lugar quando se busca pelo nome de sua loja no Google estando em sua cidade.
Existem muitas variáreis que podem ou não estar em seu controle, quando se trata de aparecer em posições mais altas no Google com palavras-chaves mais concorridas, por isso, entender como o SEO funciona é extremamente importante para o sucesso de qualquer site.
O SEO envolve:
- Busca de Palavras-Chaves
- Desenvolvimento de Conteúdo
- Arquitetura e programação adequadas do Website
- Análise de competidores
- Construção de links (link building)
- Criação de Sitemaps
- Otimização de imagens/vídeos
Tipos de SEO
Existem dezenas de técnicas possíveis de SEO, umas possuem resultados menores e mais rápidos, enquanto outras demoram a apresentar resultados, mas em compensação os resultados são maiores. Enfim, existem muitas possibilidades quando se fala de SEO.
Por isso, vamos começar separando nos dois fundamentos mais importantes, que são o SEO on-page e o SEO off-page.
SEO On-page
O Seo on-page (ou On-site) são as práticas de SEO que visam criar ou melhorar o conteúdo dentro do site, para que seja mais facilmente encontrado pelos motores de buscas, de forma que você consiga alcançar melhores posições no Google (e outros motores de buscas).
A construção de uma boa otimização dentro do site (SEO On-page) é essencial para que seu site tenha sucesso online, pois sem isso, a otimização off-site pode ser inútil.
SEO Off-page
As técnicas de SEO Off-page servem para criar links para seu site e/ou suas mídias sociais. Além disso, também leva em consideração as análises tanto do seu site como de seus concorrentes, de forma que você poderá decidir o que é mais efetivo e o que pode produzir os resultados esperados.
Com essas informações em mãos, e usando as técnicas corretas de SEO Off-page, você poderá focar na correta construção de links (link Building), que além de aumentar suas visitas, também poderá melhorar sua autoridade perante os motores de busca e ajudará também a subir algumas posições no seu ranqueamento orgânico.
Uma correta estrutura de links poderá aumentar o ranking de seu site e redes sociais, assim como trazer mais tráfego pelos motores de buscas, tais como Google, Bing, Yahoo, Duckduckgo etc.
Além dos motores de buscas tradicionais, hoje em dia existe otimizações voltadas para imagens, vídeos etc. Por exemplo, o Youtube vídeos utiliza vários algoritmos para transformar o vídeo em informações que possam ser “lidas” pelo motor de busca do próprio Youtube.
Conclusão sobre o que é SEO
Como foi explicado, as técnicas de SEO são os pilares mais importantes de qualquer pessoa que pretenda estar presente na internet.
Utilizando-as corretamente, você poderá ter um resultado muito efetivo em seu próprio website, e até mesmo estar na primeira página dos resultados de suas palavras-chaves desejadas em um curto período.