Você alguma vez já falou com seu amigo sobre seu filme favorito? Com certeza você já passou por isso, mas você foi capaz de convencer a ele a assistir ao filme nos cinemas ou em casa?

 

Se a resposta foi sim, então parabéns! Você já praticou a arte do Marketing.

 

Quer dizer que Marketing é só isso? Você deve estar se perguntando. Bem… Não! Nesse post traremos mais alguns detalhes importantes sobre a introdução ao Marketing.

O que é Marketing?

O temo Marketing se refere as atividades que uma pessoa ou empresa realizam para promover a compra ou venda de um produto ou serviço.

 

Dentre as atividades principais, podemos mencionar: Comerciais, técnicas de venda e entrega dos produtos aos consumidores.

 

O Dr. Philip Kotler, conhecido como o pai do Marketing definiu que o termo Marketing representa “a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um alvo de mercado com lucro”.

4 Ps do Marketing

O Marketing tem tudo a ver com promover o produto certo, pelo preço certo e no lugar certo!

Dessa forma, esses 4 Os devem ser mantidos em mente durante todo o processo de Marketing. São eles:

Produto

O Produto é o que a empresa está tentando vender aos clientes. 

 

O primeiro passo é determinar qual produto a empresa quer vender que os consumidores vão querer comprar.

O produto oferecido deve ser único e diferente em termos de:

Preço

O Preço é quanto a empresa deverá cobrar pelo produto.

 

Existem muitas variáveis que são importantes a se considerar na hora de decidir o preço de um item.

 

O preço depende de quanto custa fazer o item, assim como os custos de publicidade, de distribuição, custos extras, preços dos concorrentes, etc.

 

Colocando de uma forma mais simples – É o valor que você deseja dar ao seu produto.

Promoção

A Promoção é focada para servir dois objetivos.

 

Primeiro, informar aos seus clientes em potencial sobre seus produtos e em seguida, persuadi-los a adquirir seu produto.

Os elementos principais de um mix de promoção são:

Praça

A Praça refere-se ao local físico de distribuição das mercadorias, ou seja, ao local onde haverá a transferência de propriedade do produto pertencente a empresa para o consumidor final.

 

A margem do seu lucro depende de quão rápido você consegue entregar sua mercadoria.

 

Quanto mais rápido seus produtos alcançarem o consumidor, maiores serão as chances de satisfazer seu cliente e sua fidelidade.

Mais sobre a introdução ao Marketing

Como pode ver, a introdução ao Marketing não é nenhum bicho de sete cabeças. Uma vez que todos os dias já efetuamos ações de marketing, mesmo que seja de forma inconsciente.

 

A busca pelo aperfeiçoamento fará com que você utilize essas técnicas de forma consciente e trará resultados esperados com muito mais facilidade.

 

Se busca uma empresa competente para te ajudar nesse processo, que tal conhecer nossos serviços de Marketing? Temos diversos pacotes voltados a quem mais precisa, o novo empreendedor e os pequenos negócios. Saiba mais!