É difícil manter o conteúdo em seus canais sociais fresco. Mesmo com um calendário de tópicos, pode ser difícil descobrir um novo ângulo, uma tomada original ou algo que não leia e se pareça com qualquer outro post criado pela marca.

 

Felizmente, você não precisa criar tudo o que publica nas plataformas de mídia social. Seus clientes e amigos provavelmente estão gerando conteúdo, marcando sua marca ou mencionando seus produtos em seus tweets, Instagram Stories e vídeos do TikTok  todos os dias. Por que não incorporar esse conteúdo gerado pelo usuário no calendário de mídia social da sua marca?

 

Você não precisa adotar uma abordagem de esperar e esperar para conteúdo gerado pelo usuário. Você pode encorajar ativamente seu público a desenvolver o UGC.

4 tipos de conteúdo gerado pelos usuários

Vários formatos e focos se enquadram na categoria de conteúdo gerado pelo usuário. Vamos ver quatro casos.

1. Avaliações

As pessoas escrevem postagens, enviam fotos e filmam vídeos enquanto avaliam produtos que usam na vida real.

 

Se você está nos cosméticos, vestuário, utensílios domésticos, gadgets, negócios de livros – ou outra indústria de produtos tangíveis – as avaliações são uma ótima fonte de UGC. O público vê essas críticas como prova social (ou desprovida) sobre os produtos.

 

Em alguns casos, as marcas pedem aos seus clientes que publiquem comentários e até ofereçam um pequeno presente em troca. Se você optar por recompensar os criadores por comentários, certifique-se de que eles notem isso em seu post. É importante para a credibilidade deles e para a sua.

 

Este post no Instagram discute uma experiência positiva que o pôster teve com You Move Me Vancouver. Eles incluem a nota do cartão postal solicitando a revisão na imagem.

ugc-voce-me-ama

Há dezenas de comentários na conta do Instagram da empresa em movimento.

Claro, nem todas as críticas são positivas. É por isso que você não quer compartilhar ou retweetar automaticamente qualquer post social que marque ou mencione sua marca. Neste exemplo, a revisora postou sua análise de um bálsamo labial da Biossance no Instagram. A legenda diz, em parte: “Honestamente, este produto não fez nada! Ele não hidratar meus lábios em tudo.

UGC-biossance-avaliacao

Esse tipo de revisão da UGC não funcionaria bem se publicada pela Biossance em seus canais de mídia social.

Como incentivar avaliações

Para promover pessoas escrevendo sobre sua marca nas mídias sociais, você pode:

DICA: Sempre obtenha permissão por escrito do autor para republicar sua revisão em seu site ou canais e marcá-los sempre que possível.

2. Marcações em fotos e vídeos

Muitas pessoas marcam alças de marca e usam hashtags de marca ao postar seu conteúdo. Alguns fazem isso organicamente, e outros fazem isso porque estão sendo pagos através de acordos de patrocinadores.

 

Neste post no Instagram, o influenciador italiano Teagmini usa roupas e marca Cores Unidas da Benetton enquanto visita uma loja de plantas na Ilha das Tartarugas. (Ela revela que é uma parceria paga usando #adv na legenda.)

Benetton_Influencer

Em seguida, a United Colors of Benetton usou essa imagem em uma página do Instagram Inspiration em seu site.

Benetton-inspiracao

Esta abordagem criou um benefício duplo para a Benetton. Primeiro, a página funciona como uma vitrine adicional para novos compradores (cada imagem inclui um link clicável para comprar as roupas na imagem) onde pessoas reais – não supermodelos – usam as roupas da marca. Em segundo lugar, ele estimula os clientes a criar conteúdo — pedindo-lhes para enviar fotos de suas novas roupas no Instagram e marcar @benetton.

Como incentivar o conteúdo marcado

Como os usuários de mídia social anseiam por conteúdo bonito e distinto para suas páginas, sua tarefa é criar um poderoso ímã para atraí-los. Aqui está um punhado de ideias:

3. Criação de Desafios (Challenges)

A curadoria de conteúdo do usuário não precisa ser limitada a hashtags e marcações. A GoPro frequentemente realiza desafios de gravação de vídeo para recrutar novos fãs comprometidos (e promover seus novos produtos.)

 

Neste outono, seu Desafio GoPro Million Dollar pede que as pessoas fotografem com sua nova câmera HERO10 Black e enviem as imagens não editadas através do site da GoPro. Os participantes que têm clipes selecionados em seus vídeos para o HERO10 Black Highlight Video dividiram US$ 1 milhão.

 

Os vencedores, então, compartilharão o vídeo usando a hashtag #GoProMillionDollarChallenge com seu público de mídia social, expandindo o alcance social da GoPro e sendo vistos, curtidos e comentados por pessoas, algumas das quais podem se tornar motivadas ou inspiradas a comprar a câmera HERO10 Black ou outra GoPro.

Como fazer um desafio de criação

Para executar um desafio de criação, determine o aspecto da sua marca que promoverá:

Então, decida o que você vai pedir ao público para entrar. Não torne isso muito complicado, ou as pessoas não entrarão, mas certifiquem-se de que é legalmente compatível. Determine o prêmio.

Desenvolva uma campanha de conteúdo promocional para divulgar o desafio, desde postagens nas redes sociais até canais próprios.

4. Unboxing

Um dos tipos de vídeo mais assistidos no YouTube, o conteúdo de unboxing é exatamente isso – pessoas abrindo caixas. Alguns anos atrás, o YouTube  disse que a quantidade de tempo que as pessoas passavam assistindo vídeos de unboxing em seus telefones é o equivalente a assistir ao filme Love Actually mais de 20 milhões de vezes – mais de 2,5 bilhões de minutos.

 

O YouTuber iJustine  frequentemente apresenta vídeos de unboxing para produtos de marcas como Sony, Apple, HALO e muito mais.

youtube-iJustine-Unboxing

Vídeos de unboxing alimentam a curiosidade e criam um sentimento de desejo nos espectadores, convertendo-os em seus compradores. Basta lembrar os presentes de natal que você quer desempacotar, ansioso para ver o que está por baixo do embrulho e papelão.

 

Neste exemplo, a Reconstruct By Brooke, que vende roupas de banda vintage e motocicletas, enviou caixas para Dorothea Taylor, uma baterista com mais de 330 mil seguidores no Instagram. Dorothea filmou o unboxing com seu neto, passando mais de dois minutos puxando para trás o papel de tecido, expressando emoção com os presentes, e lendo um cartão de notas enviado pelo dono da loja.

unboxing_Dorothea_Taylor

Como incentivar vídeos de unboxing

A maioria dos conteúdos de unboxing vem da abertura de eletrônicos, brinquedos, cosméticos e acessórios. Se você trabalha em uma dessas indústrias, inspire seus clientes a descomparar algo com o logotipo da sua marca.

 

Para fazer isso bem, preste atenção à sua embalagem, incluindo o recipiente de e-mail. Adicione decorações às suas caixas, use cores e inclua um extra visual, como um cartão postal de marca ou uma pequena lembrança, dentro da caixa.

 

Convide seus clientes quando eles fizerem a compra – e antes de abrirem a caixa – para gravar um vídeo de unboxing e compartilhá-lo com sua marca. Você também pode fornecer produtos para criadores de conteúdo que já estabeleceram audiências assistindo seus vídeos de unboxing.

Veja o que acontece com seu conteúdo gerado pelo usuário

É impossível encontrar e coletar peças de todo o seu conteúdo gerado pelo usuário manualmente, mesmo sem a ajuda de uma agência de SEO especializada no ramo.

 

Em vez disso, você pode usar ferramentas de monitoramento de mídias sociais para detectar palavras-chave relacionadas à sua marca, produto, campanha, etc. (Você também pode usá-las para identificar oportunidades potenciais para o UGC através de tendências virais, interesses populares, etc.)

 

Aqui estão três ferramentas para ajudar:

Com o Awario, você pode rastrear sua marca, hashtag de marca e palavras-chave relacionadas à indústria.

 

Você pode usar a Awario para raspar redes sociais como Reddit, Twitter e YouTube, sites de notícias, fóruns, blogs e plataformas de revisão e traz todas as suas menções de marca para o feed personalizado.

Awario-ferramenta

Você pode classificar suas descobertas por fonte, taxa de sentimento (positivo, negativo, neutro), alcance e data. Quando você configura alertas, você também pode escolher idioma e localização.

 

Awario permite que você entre em contato com o autor de um post através de seu aplicativo. Você pode discutir com seus amantes de marca, bem como haters, comentando seus tweets, posts no blog e comentários.

A menção escaneia o Twitter, Instagram, Facebook, fóruns, sites de meios de comunicação e blogs, incluindo os pequenos e recém-iniciados.

 

Como resultado, você dá um conjunto de dados ordenado de suas menções de marca e palavras-chave que você definiu para rastrear.

Mention-ferramenta

Além disso, você pode usar a ferramenta para gerenciar suas contas sociais. A menção permite agendar e postar novos conteúdos, responder aos comentários e perguntas dos usuários.

 

Seu recurso de palavras mais usado mostra o que mais se fala que revelam tópicos da moda em seu nicho.

Mediatoolkit é outro web scanner que encontra suas menções de marca em qualquer lugar da Internet.

 

Ele examina sites, Facebook, Twitter, YouTube, blogs e fóruns para trazer menções em tempo real. Com a ferramenta, você pode rastrear conteúdo multilíngue criado por usuários de diferentes países.

ferramenta-Mediatoolkit

O uso de sua combinação de palavras-chave acelera a pesquisa e traz apenas menções relevantes da marca. Em seguida, você divide os resultados da pesquisa por fonte, autores, consultas e tags.

 

O Mediatoolkit analisa as taxas de engajamento e sentimento de cada post, ajudando você a saber qual conteúdo gerado pelo usuário é mais atraente para seus seguidores. Além disso, você pode acompanhar os tópicos atuais do setor e encontrar seus defensores da marca nas redes sociais.

Beneficie-se do conteúdo gerado pelo usuário

A UGC pode ser um ativo valioso para sua marca por várias razões. Ele ajuda você a publicar conteúdo novo em seus canais sociais sem ter que começar do zero. Ele expande seu alcance de público à medida que os usuários que criam também compartilham e promovem esse conteúdo em seus canais.

 

Use-o sabiamente como uma arma secreta que ajuda você a persuadir prospects, melhorar seu produto e enfrentar tarefas de marketing atuais.